RECRIA DE NOVILHAS LEITEIRAS

Objectivo

Garantir o fornecimento de jovens reprodutoras para a produção de leite, valorizando o património genético regional e consequentemente os serviços e acções que intervém na concretização desse objectivo.

Caracterização

O Programa de Recria de Bovinos Leiteiros foi iniciado em 1982 pela Lacticoop numa altura em que o novo material genético, produto das acções de Contraste Leiteiro e Inseminação Artificial, ainda em fase de implementação, estava a ser desbaratado para o abate ou desviado para Espanha.
Aproveitaram-se as estruturas na altura disponíveis para a criação das jovens fêmeas desde a fase de leite até à venda em leilão já em gestação, chegando-se mesmo a contratar com criadores privados a alimentação e alojamento nas suas instalações sob controlo dos serviços. Presentemente o Programa está a proceder à concentração de todas as fases de recria e actividades num único local - Quinta da Capa Rota em Soure - como forma de rentabilizar a actividade.

Os Leilões de Venda realizam-se tradicionalmente nas instalações da Videira Norte em Mira, e são anunciados directamente junto dos produtores, neste site e na Confagri.

Sempre que as condições do mercado nacional o exigem recorre-se à importação de novilhas gestantes ou vacas em produção das melhores origens e tendo sempre em conta o tipo de maneio de cada produtor.

2012 - Lacticoop - União de Cooperativas de entre Douro e Mondego | By: Criamagin